Home > Blog >
Exposição Celopax | Marcelo Pax Artista

Exposição Celopax | Marcelo Pax Artista

07 de outubro de 2019

No dia 05 de setembro indicou a recente exposição do nosso parceiro e artista que super admiramos Celopax, na Galeria Casa Musgo em Porto Alegre. A Expo Orbitais Exposição artista Marcelo Pax vai té dia 13 de outubro. Não perde porque tá incrível!

Além de obras de arte pintadas tem esculturas e objetos lúdicos de criação do Celo também. E como novidade alguns quadros tem QR Code, ou seja são interativos.

Vale muito presenciar.

Segue o texto sobre a Exposição artista Marcelo Pax criado pelo Antropólogo Júlio Bastos:

Movimentos Orbitais | Marcelo Pax

A cidade é pintada todos os dias por pequenos gestos. Diminutos, quase invisíveis. Um ato anônimo, “oculto”, que deixa evidências. Vultos, relances e vestígios de expressão no cotidiano da cidade nos aproximam dos conceitos de uma partilha sensível, do poder da arte como força de representação e transformação.

Ao tentarmos enxergar as personas por trás de tintas, desenhos, ruas e muros, encontramos vidas que poucos veem. Vidas que imaginam e sonham através de suas intervenções sobre esses mesmos muros. Vidas que tem referências iniciais nessas mesmas ruas que marcam suas trajetórias. Vidas que tem seus mitos. Em Movimentos Orbitais, Marcelo Pax nos apresenta o seu.

Ao sonhar e representar com gestos circulares, Marcelo Pax (CELOPAX) conta-nos como nossos mundos vão além de linhas retas. Nos faz pensar em como nossas vidas giram em torno de criaturas que nós mesmos criamos.

Inspirado tanto pelas ondas do Bombing do graffiti nova-iorquino, quanto por animações da Cartoon Network, Celo Pax, desde o final dos anos noventa, oferece cores e seres ficcionais às ruas de Porto Alegre. A arte urbana contemporânea vista enquanto prática de construção da cidade é um reflexo de nosso tempo. Espaços comuns apropriados para a livre expressão. No campo expositivo, essa presença urbana tem sua força ampliada e traz consigo a estética e o sentimento das ruas, podendo nos transportar para novas interpretações. Celo Pax nos provoca a buscar o que está num além-mundo, vencendo certezas e provocando o devaneio. Um artista que revela seus universos imaginários sobre muros e telas.

Movimentos Orbitais é um convite à um mundo na qual monstros dentuços, vencedores da lei da gravidade, flutuam num espaço artisticamente imaginado. Esse mundo também pode ser o nosso. Imaginemos juntos. O que a nossa leitura criativa diz sobre nós mesmos?

Em parceria com o artista e creative technologist, Daniel vettorazi, a exposição apresenta uma imersão sensorial em suas obras. Esta integração da arte material com a virtual permite-nos ver além das linhas estáticas, transformando a obra em novos movimentos aos olhos. A exposição é a primeira no Sul do Brasil a criar arte exclusiva pensada na integração com o uso da realidade aumentada.

Sobre o olhar do espectador, a autoria se funde, se envolve em cada um. Os monstros, suspensos no imaginário comum, partem para novas dimensões que são construídas em conjunto.

Texto Junior Abalos | Antropólogo (PPGAS/UFRGS)

Apoio:
Molotow Brasil
Deck22
ODEN

SERVIÇO:
O que: Exposição Movimentos Orbitais | Marcelo Pax
Onde: Casa Musgo | Rua Venâncio Aires, 860 – POA/RS
Visitação: de 06/09 à 13/10
Quarta à Sexta das 14h às 18h
Sábados e domingos das 10h às 18h

Entrada franca e aberta ao público

Confere nossa Coleção Assinada  Celopax 

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Um comentário sobre “Exposição Celopax | Marcelo Pax Artista

  1. A Expo ta incrível, não da pra perder a oportunidade de ver, e ainda da tempo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *